O 25 de Abril não é uma utopia.
É uma esperança concretizada que mudou vidas ao longo de 50 anos. Na igualdade entre Homens e Mulheres no trabalho, nas qualificações, na valorização dos Trabalhadores, na inclusão, na proteção social.
O Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social associa-se às comemorações nacionais dos 50 anos do 25 de Abril com um vasto programa, que se pretende abrangente e, ao mesmo tempo, convergente.
Abrangente pela escala e importância que políticas públicas na esfera deste Ministério têm assumido na construção da Democracia. O Estado Social, nas suas múltiplas dimensões, é uma das maiores conquistas deste meio século da nossa vida coletiva.
Convergente porque queremos envolver, nesta grande celebração, todos e cada um dos que contribuem diariamente para a concretização e o aperfeiçoamento de uma missão de serviço público, através da qual procuramos construir uma sociedade mais justa e inclusiva.
O Instituto do Emprego e Formação Profissional apresenta a iniciativa 50 anos de Políticas de Emprego e Formação Profissional, que se desdobra nas diversas áreas de intervenção e mostra todo o caminho percorrido.
A Democracia trouxe-nos um país mais qualificado, mais capaz de enfrentar os desafios, mais justo, menos desigual, mais solidário.
Este é um caminho que nos orgulha, mas que na escala da História é apenas o começo.
Comemorar o 25 de Abril convoca-nos em permanência e responsabiliza-nos fortemente perante o Futuro e as novas gerações.
Que saibamos todos continuar a trabalhar com força e determinação para consolidar a Democracia e projetar Portugal como melhor país para nascer, viver e trabalhar.
Ana Mendes Godinho
Foto: Base de imagens Adobe Stock.